domingo, 10 de abril de 2011

Atenção Plena

Oriundo dos Estados-Unidos, chegou um conceito verdadeiramente revolucionário: O poder curativo da Atenção Plena ou Mindfulness, colocado ao serviço dos problemas derivados do stress e da ansiedade.

Mindfulness, ou Atenção Plena é um estado de atenção do momento presente, no qual pode tomar consciência dos seus pensamentos, sensações físicas, emoções ou eventos quando estes ocorrem, sem reagir duma forma automática ou habitual.

Esta abordagem permite-lhe escolher como responde ao que lhe vai acontecendo e, consequentemente, ter uma vida mais rica e preenchida, mesmo quando vivenciando circunstâncias difíceis. A utilização da Atenção Plena ou Mindfulness de várias técnicas de atenção, aplicadas à respiração, ao corpo e movimento, visam aumentar a qualidade de presença e auto-consciência. Estes exercícios com movimentos suaves são promotores de mobilidade e vitalidade.

A Atenção Plena, aplicada às emoções e pensamentos, é essencial no processo de gestão emocional e auto-consciência, no desenvolvimento de estados de empatia para consigo e com os outros, na investigação de padrões de comportamento e no desenvolvimento de novas estratégias que promovam uma melhor qualidade de vida.

Diante das perturbações ansiosas, Atenção Plena ou Mindfulness permite-nos a aceitação do momento presente, ou seja, remete-nos ao aqui e agora, como forma real de experienciar tudo o que está acontecer, sem projetarmos permanentemente o futuro, pois, de alguma forma, tendemos a que os nossos pensamentos e emoções sejam o resultado de catastrofizações imaginadas num futuro ainda mais devastador e acabamos, de facto, por ter pensamentos que nos provocam ansiedade e remetem para questões muito relacionadas com o corpo e sensações físicas desagradáveis.

Quando estamos a lutar diante daquilo que sentimos, que é difícil, desagradável e doloroso, é porque não estamos a conduzir a nossa vida naquilo que é mais significativo.

Vou, aqui, utilizar uma imagem que ilustra bem esta ideia: e.g., imaginemos que vamos num carro, o qual estamos conduzindo, sendo que o carro é a nossa vida e julgamos que decidimos se este segue para a direita, esquerda ou em frente; nos bancos de trás deste autocarro encontram-se determinados pensamentos, memórias e sentimentos, que nos dizem como devemos orientar a nossa existência.

Se atendermos a esses mesmos pensamentos, memórias e sentimentos, nós não conduzimos a nossa vida, somos, antes, conduzidos por eles!

Podemos dizer que a Atewnção Plena ou Mindfulness é um processo que nos possibilita aceitar o que estamos a sentir e o que acontece, não deixando que isso nos limite, permitindo-nos sair do “piloto automático”, que nos mantém presos.

É um programa ligado ao conceito “EXPERIMENTE”, em que a ideia é experimentar e vivenciar, no momento presente, formas de liberdade de escolha, para que consiga levar a sua vida com boa vontade e intenção, de uma forma deliberada.

Trata-se, pois, de uma actuação que lhe permite conhecer melhor a forma como se relaciona com aquilo que pensa, sente, bem como com as suas memórias e sensações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário